Nota de Pesar

É com imenso pesar que a Articulação Nacional de Ciências Sociais recebeu a notícia do falecimento do pensador e professor titular de Teoria Política na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Nelson Coutinho.

Nascido em Itabuna, Bahia, Carlos Nelson formou-se em filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dedicou-se à crítica cultural e à reflexão sobre a política. Sua reflexão teórica esteve sempre articulada à militância política, seja no Partido Comunista Brasileiro (PCB), no Partido dos Trabalhadores (PT) e no Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Tornou-se reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas no pensamento do filósofo húngaro Georg Lukács e do filósofo italiano Antonio Gramsci, tendo sido o responsável pela coordenação e edição da obra de Gramsci no Brasil. Como autor, publicou livros fundamentais para o estudo da teoria política e da cultura no país, tais como Cultura e Sociedade no Brasil; Ensaios sobre ideias e formas; Gramsci, um Estudo sobre seu Pensamento Político; Marxismo e Política: A dualidade de poderes e outros ensaios e A Democracia como Valor Universal, dentre outros.

A ANECS considera que o falecimento de Carlos Nelson Coutinho é uma enorme perda para a reflexão acerca da política,do marxismo e da cultura no Brasil.

CN ANECS

Anúncios

Publicado em 07/10/2012, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: