Nota de solidariedade pela morte de Samambaia

Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais – ANECS se posiciona contra o descaso ao falecimento do estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco Raimundo Matias Dantas Neto, mais conhecido como “Samambaia”. O estudante saiu de casa na quinta-feira (3), seu corpo foi encontrado na madrugada de sexta-feira (4) na praia de Boa Viagem. Apesar da família tê-lo procurado no Instituto Médico Legal, somente teve ciência do fato por uma matéria exibida na TV. Ao procurar o corpo no IML, a família foi impedida de vê-lo. Há incongruências entre o laudo, a fala da perita e a foto de como o corpo chegou ao IML. Contrariando a fala da perita, que disse que o corpo estava intacto, sem sinal de qualquer violência, na foto o estudante aparece sem camisa, com a bermuda rasgada, escoriações pelo corpo e pescoço deslocado. Tais incongruências contribuem para vários questionamentos acerca da morte de Samambaia. O que motivou tamanha crueldade? Porque tantos impedimentos no acesso da família ao corpo? Porque tanta insensibilidade permeando a burocracia ao tratar da morte desse estudante?
Vale ressaltar que estamos falando de um estudante NEGRO. Conforme constatações, seu corpo foi encontrado com claras marcas de tortura, parte dos seus dreads foram arrancados. O caso de Samambaia não pode representar apenas mais um caso, em meio a tantos, de crime hediondo e racista!
Tendo em vista a maneira desumana com que a morte do estudante foi tratada no IML, a ANECS vem através desta nota registrar solidariedade e firmeza junto à familia do Samambaia e repudio à impunidade no caso da morte do estudante e a qualquer forma de opressão e violência racista. Imagem

Anúncios

Publicado em 07/01/2013, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: