Arquivos do Blog

Todo apoio a luta pela educação das três estaduais do Ceará e da USP!

Todo apoio a luta pela educação das três estaduais do Ceará e da USP!

CONTRA OS TROTES MACHISTAS!

CONTRA OS TROTES MACHISTAS!

04 de março de 2013.

Na tarde de terça-feira, cerca de 40 manifestantes protestavam contra a realização do “concurso de beleza” intitulado “Miss bixete”. A manifestação era pacífica, pois contava apenas com batuques e palavras de ordem de cunho feminista. Durante a manifestação participantes do concurso, calouros, veteranos de diversos cursos proferiram comentários agressivos e homofóbicos e alguns deles tiraram suas roupas, satirizando a manifestação do grupo feminista.
Devido ao ocorrido, as Mulheres da ANECS (Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais), REPUDIA tal atitude e o concurso “Miss bixete”. REPUDIAMOS esse concurso pois ele está fundamentado no machismo, constrange calouras, reproduz a idéia de que a mulher é mercadoria e que ela é propriedade dos homens, sendo submetidas a todas as vontades do mesmo.
É muito provável que os calouros vão reproduzir a atitude dos veteranos, vão promover sempre esses concursos “Miss bixete”, vão ridicularizar suas companheiras de sala e não fica restrito ai. Em suas casas, quando tiverem suas mulheres ou namoradas, vão tratá-las como mercadorias TAMBÉM! Reproduzindo SEMPRE o machismo, se colocando “em seu direito como MACHOS” e se necessário até as agridem pois elas os pertencem – segundo a lógica do patriarcado.
As Mulheres da ANECS repudiam qualquer tipo de trote machista no qual há constrangimento de calouras. Esses trotes devem ser severamente repudiados e combatidos pelo M.E, como uma pauta também essencial para o respeito e o avanço das discussões feministas junto aos demais companheir@s.

“Sendo homens e mulheres seres complementares na produção e na reprodução da vida, fatos básicos da convivência social, nenhum fenômeno há que afete a um, deixando de atingir o outro sexo.” (H. Saffioti)

Mulheres da ANECS

mulheresda anecs logo geral

NOTA SOBRE O PROCESSO ABERTO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO A ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS DA USP

NOTA SOBRE O PROCESSO ABERTO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO A ESTUDANTES E FUNCIONÁRIOS DA USP1

ANECS Uberlândia aproxima movimento estudantil, movimento sem teto, e sindicato dos eletricitários

ANECS Uberlândia aproxima movimento estudantil, movimento sem teto, e sindicato dos eletricitários

Relatoria e próximas atividades do Comitê Elisson Prieto de apoio à ocupação no glória:

Esteve presente além das entidades e pessoas que compõem o comitê o Sindeletro-sindicato dos eletricitários. Avançamos nas relações sindicato dos elestricistas, movimento dos sem teto do Brasil e Movimento estudantil.

• Informes:
• Leitura da nota conjunta dos segmentos da UFU (DCE-Sintet-ADUFU) ressaltando a importância da ocupação:

Encaminhamento: A adufu sugeriu alterações, alguns membros do comitê vão na adufu esclarecer sobre a nota e finalizar a articulação para sair a nota;

• Atividade sindeletro:

– O sindieletro fará uma atividade de debate sobre a importância e funcionamento do setor elétrico, bem como suas condições de trabalho e sua luta, na quinta 9 hrs da manhã, no estacionamento externo do CRIU (Campo regional integrado de Uberlândia).
– O sindeletro esteve presente e vai integrar a luta pela moradia.

• Ocupação glória e grupo de formação:

– Os universitários, e demais interessados, integraram um grupo para pensar a formação dos ocupantes do glória; o objetivo é ajudar no entendimento da condição social atual no mundo.
-> Inicialmente o grupo de formação vai até a ocupação na reunião do próximo domingo que acontecerá às 16 hrs.

• Próximas atividades do comitê:

– Reunião próxima terça (27.11) 19 hrs no CC-santa mônica;
– Reunião do grupo para pensar formação no glória, próxima terça (27.11) 20 hrs no CC-santa Mônica;

• Informações:
1) Endereço da atividade sindeletro: criu/Cemig, Av. cel josé Teófilo carneiro, 2777 – distrito industrial.
2) Como chegar à ocupação: da tubal vilela/terminal central pegar ônibus 909; do terminal santa luzia 127 ou 126; fica no final do são Jorge, as ruas do são Jorge quase todas acabam na ocupação, perguntar aos moradores onde é a ocupação se necessário.

%d blogueiros gostam disto: